O QUE É CURVA ABC





Um dos maiores impasses das empresas é a decisão de quanto investir em seus produtos, saber qual deve ter prioridade nesse investimento e a gestão desses em estoque depois de comprados. Para auxiliar o gestor, há uma ferramenta chamada curva ABC, ou classificação 80-20, que explicita quais produtos trazem um retorno considerável ao seu negócio.


A curva ABC é uma ferramenta que identifica e classifica todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles. Essa classificação de itens pela demanda e relevância no mercado, evita a falta de produtos de grande saída no estoque e o acúmulo daqueles com baixa procura, tornando o estoque mais direcionado ao cliente, o que aumenta as oportunidades de vendas e retorno de capital investido rápido.

Organizar o estoque pela curva ABC torna a identificação dos itens que possuem um maior destaque na organização mais fácil, e controlar esses produtos significa investir um cuidado maior em 80% da sua empresa, poupando tempo e esforços com itens que não agregam tanto valor.


Como classificar:

-Produtos da Curva A

São produtos que a organização necessita dar maior atenção na gestão de estoque, uma vez que correspondem a 80% das vendas. Normalmente, consiste em selecionar 20% do total de produtos.

Os itens nessa área da curva possuem uma maior demanda, portanto, suas reposições precisam ser planejadas rapidamente.


-Produtos da Curva B

São os produtos de importância mediana na empresa onde, 30% dos itens juntos equivalem a 15% do seu faturamento.


-Produtos da Curva C

São os produtos de menor importância para a empresa, consistindo em 50% dos itens que juntos equivalem a apenas 5% do faturamento total.Por terem um faturamento tão baixo, esses itens podem ser colocados em promoções, aumentando suas saídas e evitando estoques desnecessários.


As porcentagens citadas podem variar de empreendimento para empreendimento, sendo assim somente um parâmetro para nortear o controle de estoque e a tomada de decisão do gestor, assim como o exemplo citado abaixo.

Exemplo de Curva ABC

Sendo assim, a utilização da curva ABC mostra-se essencial para os bons resultados de uma organização, uma vez que os estoques tornam-se mais coerentes com as vendas, o processo de entregas ao cliente torna-se mais ágil, e há um investimentos mais assertivo que gera maior lucratividade.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
Logo.png
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Conecte-se com a gente!

AVENIDA BRASIL, 4021 - Parque Independência, Medianeira - PR, 85884-000

©2020 - STAFF CONSULTORIA - Todos os direitos reservados.

comercial@staffej.com