O IMPACTO DO PÓS-VENDA

     

       Algo que deriva do senso comum e que costumamos aprender desde muito jovens são as primeiras impressões que passamos às pessoas, correto? Em uma entrevista de emprego, na primeira visita à casa dos sogros, inclusive no serviço ou produto oferecido pela sua empresa, sempre buscamos impressionar e cativar quem está ao nosso redor, gerando entregas de qualidade, sejam elas produtos, serviços, favores, um sorriso...

                   

       Um processo de venda pode ser constituído por várias etapas, cada qual com sua importância tanto para o cliente quanto para a empresa; no entanto, após a conclusão do que foi combinado, após passar uma boa primeira impressão, o que resta? Um forte aperto de mãos? Convenhamos, pode até passar confiança, mas não cumpre o papel de um pós-venda bem executado.

                  

     Conceituando o termo, o pós-venda se refere a determinadas ações que são tomadas após a entrega de um produto ou a finalização de um serviço prestado, geralmente ocorrendo por meio de um contato via e-mail, telefone e nos melhores casos, presencialmente. O objetivo é claro, medir a satisfação do cliente em relação ao negócio anteriormente fechado e esclarecer quaisquer dúvidas sobressalentes. Assim, novas dúvidas podem surgir e outras necessidades podem ser detectadas, fazendo com que o cliente se sinta seguro em recorrer a empresa novamente.

                 

    É normal que nos primeiros momentos após a conclusão da venda o cliente permaneça em estado de alerta, verificando o produto ou serviço a fim de usufruir de seus benefícios e porventura encontrar algum empecilho - caso já não tenha identificado - e recorrer, exigindo seus direitos. Estar um passo à frente é fundamental nessa etapa: toda empresa que se preze deve antecipar possíveis problemas, analisando os riscos relativos às suas operações, estando sempre atenta a possíveis problemas que podem surgir assim que retomar o contato. Dessa forma, o cliente se mantém seguro sabendo que, caso tenha complicações, poderá encontrar uma solução sem maiores dores de cabeça, sem contar que tal ação permite que a empresa uma melhor caracterização do perfil do indivíduo em si, além da afinidade e intimidade com o mesmo nas futuras negociações.

           

    Embora simples, esse processo não está presente em todas as empresas e é algo que, quando ignorado, desperdiça boa parte do potencial de futuras vendas. Afinal de contas, quem não gosta de se sentir especial? Não é diferente dentro do relacionamento empresa x cliente. Consequentemente, o pós-venda para a empresa significará o reforço de sua imagem, o cliente não só lembrará com facilidade dos serviços prestados ou produtos comprados, mas passará, possivelmente, a indicá-los também às demais pessoas, trazendo inúmeros benefícios.

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA INICIAR UM NEGÓCIO? POR ONDE COMEÇAR

25/06/2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

08/04/2020

22/11/2019

20/07/2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
Logo.png
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Conecte-se com a gente!

AVENIDA BRASIL, 4021 - Parque Independência, Medianeira - PR, 85884-000

©2020 - STAFF CONSULTORIA - Todos os direitos reservados.

comercial@staffej.com