top of page

PREVISÃO DE DEMANDA E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO FINANCEIRA


Você já teve excesso ou falta de produtos em seu estoque? Alguma vez já teve prejuízo financeiro por conta disso? É difícil decidir em que produtos investir, manter ou deixar de oferecer? A previsão de demanda pode te ajudar com essas questões.


A previsão de demanda constitui-se em um processo racional de busca de informações sobre as vendas futuras de um item ou de um conjunto de itens. São diversos os fatores que influenciam a demanda de um produto, e é por meio de uma estimativa que se torna possível antecipar o nível de procura de produtos e/ou serviços específicos de uma empresa. Nesse sentido, fica evidente a sua relação direta com a gestão de estoques e, principalmente, com a gestão financeira da empresa.


Em um primeiro plano, o excesso de estoque significa dinheiro parado e a falta dele significa perda de vendas. É aí que entra a previsão de demanda, que por sua vez, não se trata de uma projeção futura baseada em “achismos”, e sim, de uma análise de mercado (método qualitativo) ou do histórico de vendas da própria empresa (método quantitativo). Além disso, vários outros benefícios são provenientes dessa previsão, dos quais se destacam a redução de custos operacionais, a utilização mais eficiente do espaço físico, bem como uma melhoria no planejamento financeiro e maior desempenho no mercado.


Organizações novas ou já estabelecidas também podem utilizar da previsão de demanda para avaliar a viabilidade de entrar em um novo mercado, podendo assim elaborar planos de ação mais assertivos, minimizando riscos, aumentando competitividade e lucratividade.


Em suma, uma previsão eficiente pode criar uma utilização mais racional dos recursos e alavancar melhores resultados. Portanto, pode ser estabelecida uma relação direta entre a previsão de demanda e a administração financeira, demonstrando assim que a excelência na primeira influencia positivamente a segunda.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page