top of page

PROPÓSITO: O SEU TIME ENTENDE A EXISTÊNCIA DA SUA EMPRESA?


Primeiramente, você sabe o porquê da existência da empresa em que você trabalha? Não vale responder que é pra ganhar dinheiro. Uma das maneiras de criar identidade para uma empresa, além de missão, visão e valores que a descrevem, é criar um propósito, que inspira e motiva as ações do dia-a-dia.


Mas, o que é um propósito? É só uma palavra bonita que temos que colocar na parede e falar que entende? Não! Propósito, é algo que se busca alcançar com as ações que você realiza, é algo que dá sentido para o que você faz, é o que te faz acreditar e se emocionar, é fazer com que acredite que as suas soluções irão resolver os problemas que venham a aparecer, propósito é transformação.


Simon Sinek, autor best-seller mundial, traz pra gente o conceito do Golden Circle (Círculo Dourado), defendendo que as empresas começam no porquê existem, e não no o que vendem ou como fazem, reafirmando que as coisas acontecem de dentro para fora, e não ao contrário: isso se chama propósito. Caso você tenha interesse de se aprofundar mais um pouco no assunto, assista o TED do Simon falando sobre esse assunto clicando aqui.

Em 2020, o propósito da Staff Consultoria é fazer com que nossos membros se sintam encorajados e motivados a transformarem suas habilidades em história de sucesso para o cliente, refletindo esse sucesso também para a sua história pessoal. Esse propósito é vivenciado nas nossas ações internas, pois buscamos constantemente evoluir as pessoas que aqui estão, entregando alternativas para ajudá-las a vencer medos, tomar riscos, proporcionando treinamento e capacitações, e incentivando-as a sempre adquirirem mais conhecimentos. O propósito deve ser vivenciado, e não apenas ser estampado em uma parede!


Para criar um propósito, separei cinco perguntas para te ajudar, que estão logo abaixo. Algo a se considerar, é fazer essa construção junto com seu time, levando em conta coisas que ele pensa, e não só você como “cabeça” da organização criar algo que só faça sentido para você e não para o todo.


  1. Que impacto causamos?

  2. O que é importante pra gente?

  3. Como os valores da nossa empresa se relacionam com o que fazemos?

  4. O que se espera de uma empresa como a nossa?

  5. O que não abrimos mão?


Com o propósito definido, e compreendido que ele é uma ferramenta que embasa as tomadas de decisões na estratégia da empresa, ele precisa ser vivenciado pelas lideranças e pelas pessoas que compõe o time. A liderança para fazer com que as coisas aconteçam e embasando suas decisões no propósito, e o time entendendo o que aquilo significa para fazer com que as coisas aconteçam.


Se você não construiu o propósito com toda a empresa, uma maneira de fazer com que as pessoas comecem a sentir o que vocês sentiram na hora da construção é a imersão de time. Uma imersão de time é separar um dia para que a estratégia da empresa seja pauta principal, mas não em uma sala com uma mesa redonda e um projetor, e sim tirar um dia para estar em um lugar diferente, de preferência que seja de lazer, e que tenha dinâmicas e reflexões que façam sentido para que as pessoas vivam aquilo e não apenas estejam de corpo presente.


Não existe time sem liderança que acredite no que fala, e não existe liderança sem um time motivado a fazer o que faz. Quando os dois trabalham em harmonia, os indicadores tendem a ser positivos ou reagir mais rápido às mudanças estratégicas. Se você se sentiu inspirado a criar um propósito, não se lembre dele apenas na primeira semana, e sim em todo o seu planejamento estratégico.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page