top of page

TEMPOS DE CRISE


Sabemos que o ano de 2020 não será nada fácil, cabe a nós, enfrentar os desafios que estão surgindo a cada dia e assim minimizar qualquer tipo de perda. Algumas consultorias já avaliam internamente que o novo Coronavírus possa provocar uma mudança drástica no supply chain (cadeia de suprimentos) global, uma vez que a produção de um país é paralisada, seus efeitos podem ser sentidos por empresários no mundo todo. Segundo o filósofo Nietzsche, “quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. O cuidado é não ficar olhando muito para o abismo, mas olhar além dele”, ou seja, o primeiro passo é pensar no pós-crise. E o que fazer enquanto a crise não acaba? Estaremos preparados para os novos desafios? Como será quando isso tudo acabar?


Está na hora de mostrar o líder que vive em cada empreendedor, é hora de reunir sua equipe e criar um momento de reflexão, aproveite esse momento para verificar ferramentas que possam agregar crescimento à sua empresa, pense sobre o que te desgastava em sua rotina e como poderia melhorar. Logo, comece a agir e crie planos de ação, saiba adaptar as tarefas à realidade, mostre que confia no trabalho de cada um, seja verdadeiro e faça pactos de crescimento. Para que assim, consiga estimular a criatividade de sua equipe e uni-los como nunca os uniu. Mostre para eles que a crise é passageira e que precisam pensar a longo prazo, pois com a ajuda de todos, podem enfrentá-la da melhor maneira.


O descontrole financeiro é um dos principais fatores de quebra das empresas, então, saiba trabalhar com um valor que a empresa precisa para operar (capital de giro). Tenha cálculos exatos de suas despesas e do que poderá investir ou não, analise os custos fixos e variáveis para que não crie desperdícios e assim, saber onde e quando cortar os gastos. Desta forma, crie um plano de negócios bem estruturado para o momento, visando resultados futuros, para que assim, consiga conter as despesas e cortar os desperdícios.


Ademais, prove para sua equipe que é preciso enxergar oportunidades nos momentos ruins, é hora de fazer mudanças, adaptações e analisar outras soluções viáveis para continuar no mercado, por exemplo, investir nos serviços de forma online para a empresa não parar. Outrossim, empreender é ter uma receita, controlar as despesas e entregar um serviço de qualidade para o cliente. Entretanto, para isso tudo funcionar durante uma crise, o time precisa estar alinhado, focado e buscando um constante desenvolvimento.


Em suma, a ajuda vai aparecer, mas o empreendedor precisa entender que para ser ajudado, ele precisa primeiro fazer tudo que é possível, mostrar como um líder não desiste fácil de seus objetivos. Sendo assim, faça a diferença e encare a crise como uma oportunidade para evoluir, fazer mudanças e reflexões com sua equipe.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page