CLIMA ORGANIZACIONAL EMPRESARIAL O GRANDE DESAFIO DE LIDERAR, PLANEJAR, CONTROLAR E ORGANIZAR!

Clima organizacional é um tema que desperta diversos pontos de vista, entretanto o maior envolvimento deste se dá ao sentimento. A demonstração de uma empresa expõe a união de diversas experiências vividas pelos membros e as suas consequências no ambiente de trabalho, tendo em vista que o clima de uma corporação já existe, não podendo ser alterado ou até mesmo criado. É uma tarefa árdua, que requer a percepção dos funcionários a respeito de seu grau de satisfação de acordo com a característica que a mesma apresenta. A gestão de clima organizacional é a ação que administra os processos em torno da percepção e emoção dos empregados quando a questão é a empresa, a ação se baseia em ações investigativas que nada mais é que um conjunto de processos que tem como função coletar informações entre os profissionais sobre a suas impressões com relação ao trabalho, além deste o diagnóstico forma conclusões de acordo com os dados obtidos. Essas intervenções permitem elaborar e desenvolver técnicas para melhorar o ambiente ruim ou manter a boa qualidade organizacional.

A utilização constante do estudo planejado em função de uma pesquisa de clima organizacional se demonstra de grande relevância para conhecimento do gestor aos pontos fortes e fracos da empresa. Com o resultado da análise é possível encontrar soluções concretas diante da reorganização dos métodos utilizados, direcionando novos procedimentos em vista da satisfação dos membros. A produtividade da empresa se relaciona muito ao clima organizacional, neste sentido, a atenção e cuidado para obter um clima favorável são de suma importância, tendo influência sobre a emoção e rendimento dos colaboradores.

Evidente que possa existir falhas por partes dos gestores, um destes problemas pode estar associado ao retorno que o gestor realiza aos funcionários. Um erro comum é inserir medidas urgentes para sanar um problema, quando na verdade o foco está direcionado para outra atividade, um exemplo que podermos citar é a inclusão de ginásticas laborais sendo que a causa do problema é a falta de diálogo, neste momento é necessário que a ação do gestor seja eficiente.

Com tudo o gestor tem que estar atento as necessidades de sua equipe, liderando com eficiência e eficácia, além de planejar, controlar e organizar. O gestor na maioria das vezes pode influenciar ao invés de determinar o clima organizacional, tendo em vista que um bom clima organizacional tem que ser positivo para que o colaborador possa produzir mais e com qualidade atendendo as necessidades da organização, estabelecidas entre os objetivos e metas definidas, ao mesmo tempo que ele possa atingir suas necessidades pessoais estando satisfeito e motivado. O gestor pode até não ter condições de interferir na cultura de uma organização, mas pode e deve melhorar o clima no seu setor ou na sua equipe, atividades simples podem melhorar o astral de uma empresa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
Logo.png
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Conecte-se com a gente!

AVENIDA BRASIL, 4021 - Parque Independência, Medianeira - PR, 85884-000

©2020 - STAFF CONSULTORIA - Todos os direitos reservados.

comercial@staffej.com