top of page

A MATEMÁTICA PRESENTE NO MARKETING DIGITAL

Na “arte” de promover produtos ou marcas utilizando mídias digitais e de se comunicar com o público de forma direta, também conhecido como Marketing Digital, não basta apenas fazer belas postagens, temos também que analisar de maneira cautelosa diversos dados. Porém que dados são esses? como analisá-los de maneira eficiente? E como essa análise pode impactar uma empresa? Entre os dados estão: quanto foi gasto com a propaganda, o tipo de propaganda, quantas pessoas à viram, quantos cliques ela recebeu, quanto foi ganho em cima de certa propaganda, etc. Esses dados, junto com outros, geram siglas de importância, por exemplo: ROI (Return On Investment), que é medido de forma diferente em comparação com a matemática financeira, ele nos é dado pela divisão do lucro gerado na campanha, pelo que foi gasto nela, o ROI nos diz o quanto foi ganho em relação ao investido; CPC (Cost Per Click) ele nos dirá o quanto foi gasto por cada clique tido na propaganda, é dito pela divisão entre o gasto, pelo número de cliques.


É crucial, também citarmos a relação entre o CLV(Customer Lifetime value) que representa uma estimativa de todo o valor que certa empresa conseguirá arrecadar com cada cliente, desde sua aquisição até o fim do relacionamento, além do CAC(Custo de Aquisição de Cliente), que mede o quanto a empresa pagou por cada aquisição de novo cliente, é dito pelo divisão entre o gasto com a propaganda, pelo número de novos clientes, esta relação (CLV-CAC) nos dirá, de maneira superficial, se a propaganda valeu ou não a pena, pois se o CLV for menor que o CAC, significa que foi pago mais na propaganda, do que o quanto o novo cliente pode gerar de lucro, logo, foi-se pago para ter um novo cliente.

Além de tudo o que foi dito existem também diversas ferramentas para auxiliar na análise do Marketing Digital, como o Google Analytics, Google Adwords ou até mesmo o Excel. Porém o mais importante é como esses dados, em conjunto com uma boa análise, irão afetar positivamente sua empresa. Pensando nisso, é correto afirmar que além de permitir que o analista conheça melhor as expectativas do consumidor, saiba as melhores ferramentas para divulgar a empresa e seus produtos, e aumente o valor e força da marca, esse ato pode, também, gerar novas oportunidades de venda.

É certo, portanto, dizer que é crucial que um profissional ligado ao Marketing Digital tenha também habilidades voltadas para o mundo analítico, para que se possa interpretar números do mercado, analisar se o retorno sobre o investimento foi satisfatório, e principalmente, planejar as próximas ações da empresa.


O Planejamento de Marketing é um dos serviços presentes na Carta de Serviços, na área de Planejamento de Negócios, da Staff Consultoria. Este pode ajudar a empresa em saber como ela é vista por seus consumidores, e gerar uma estratégia de marketing eficiente.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page