Projeto de implementação de ferramentas de excelência na empresa agrícola: Scherer

   Algumas ferramentas de gestão são fundamentais para que as indústrias reduzam seus custos e otimizem seus processos, mantendo a qualidade de seus produtos. A Scherer, indústria do setor agrícola situada em Cascavel (PR), percebeu que para manter 65% do mercado nacional, a busca por melhorias deve ser contínua. A fim de melhorar seus processos de produção de discos, condutores, mangotes e caixas propulsoras, contratou a Staff Consultoria em Engenharia de Produção para analisar e implementar ferramentas que reorganizassem sua produção.

    O 5S é uma ferramenta que permite alcançar melhor qualidade nos vários setores das empresas, sejam esses de aspecto físico e/ou produtivo. Sendo assim, para atingir a necessidade da empresa Scherer, foram analisados os processos presentes na instituição, disposição dos mesmos e materiais e instalações necessárias. Com isso, para uma análise mais detalhada das partes citadas, dividiu-se um grupo de seis consultores em quatro áreas da empresa, tendo uma coleta de dados mais densa e específica que colaborou com as alterações e sugestões realizadas.

   Já os Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) são normas estabelecidas, com o objetivo de padronizar todos os processos executados em uma indústria. Na empresa em questão, quando a mesma estava em funcionamento, os operários responsáveis pelas funções que envolvem os produtos de maior produção descreveram as tarefas por eles executadas. Estas foram expostas para o responsável para que fossem corrigidas, melhorando o exercício das atividades. Aconselha-se que todos os processos de fabricação devem ser claramente definidos e sistematicamente revisados em função da experiência adquirida.

    A previsão de demanda foi feita através de um estudo do comportamento dos 10 produtos mais vendidos pela empresa nos últimos 5 anos. Através de dados coletados dos produtos, identificou-se a presença ou não de tendência, ciclo e sazonalidade, além de uma inspeção gráfica referente às vendas de cada produto. Utilizaram-se modelos de amortecimento do Microsoft Excel observando os meses e produtos mais significantes, inserindo assim um planejamento estratégico para cada mês e atendendo a demanda sem produção de desperdício, sendo este o maior problema atual da indústria.

    Por fim, analisando os desperdícios, pôde-se perceber que em todo o processo de produção o motivo para os mesmos ocorrerem foi a utilização incorreta das máquinas. Através de indicadores da quantidade de produto bruto utilizado e descartado, concluiu-se que há desperdício quando diferentes tipos de matéria prima são utilizados em uma mesma máquina ou quando as máquinas não estão configuradas de maneira correta para a confecção do produto, gerando peças defeituosas. Sendo assim, deve-se utilizar apenas um tipo de matéria prima por máquina e preparar a máquina nas configurações corretas para o produto que se deseja produzir, eliminando assim os desperdícios da produção.

     Buscar a melhoria contínua dos processos é o primeiro passo que a indústria dá para sua própria sobrevivência. Aplicar ferramentas de melhoria, como as citadas acima, é garantir que o produto terá qualidade, o cliente estará satisfeito e o caixa da empresa, estará cada vez maior. Se há um motivo pelo qual a Scherer está tão presente no mercado nacional, é o fato da empresa buscar e aplicar tais ferramentas, que nada mais fazem além de ajudar no crescimento da mesma e a manter cada vez mais forte no seu ramo competitivo.

Logo.png
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Conecte-se com a gente!

AVENIDA BRASIL, 4021 - Parque Independência, Medianeira - PR, 85884-000

©2020 - STAFF CONSULTORIA - Todos os direitos reservados.

comercial@staffej.com