Projeto de viabilidade econômica de uma usina de reciclagem de plástico

    O projeto de viabilidade econômica de uma usina de reciclagem de plástico visa atender o anseio do cliente a ampliar seu mercado, uma vez que o patrocinador já atua no mercado de seleção de matérias. A fins de se obter a maior quantidade possível de informação, custos e fornecedores, o presente trabalho atua no entendimento amplo do setor de reciclagem para assim viabilizar o negócio.

    Para a elaboração do trabalho, foram abordadas várias áreas de engenharia. O projeto de viabilidade foi dividido em várias partes, além do processo de abertura de firma, destacam-se o processo e leiaute de fábrica, o estudo de Mercado, investimentos Previstos para a realização do Projeto, impactos Ambientais, previsão de Faturamento, projeções de custo e despesa e fontes de financiamentos dos investimentos. No processo de leiaute de fábrica foi proposto o arranjo do maquinário para a produção dos produtos reciclados, além da descrição do processo em si que será aplicado. No estudo de mercado foi abordado o mercado alvo, sendo indicadas as cidades vizinhas de Medianeira e região. Com o levantamento de preço da construção da usina, espera-se o investimento inicial de R$517 mil. Outro fator importante é o cumprimento com as normas ambientais vigentes no estado do Paraná e no Brasil. Observou-se uma série de pré-requisitos para a obtenção da Licença Ambiental Simplificada (LAS), que precisa ser obtida para a viabilização da usina de reciclagem. O estudo aponta projeções para quatro anos, exemplificando que a rentabilidade será acima de 170%, com lucratividade em torno de 50% e o tempo de retorno do investimento inicial menor que um ano. Nas projeções de custo e despesa, soma-se os custos fixos com custos variáveis totalizando aproximadamente R$210 mil. Por fim, foram levantadas diversas fontes de financiamentos para a compra dos equipamentos da usina de reciclagem de plástico, sendo exemplificadas cada uma para o cliente assim definir qual seria a melhor opção.

   Através do presente case, pode-se observar o funcionamento de um estudo de viabilidade econômica, elucidando assim os caminhos a serem percorridos para a elaboração deste relatório. Alguns pontos podem ser observados no presente projeto, como no 5.2 Dados sobre empresas de ramo de reciclagem. Neste tópico foram abordadas empresas da região de Medianeira e nem todas completaram o questionário, podendo ser por sigilo empresarial ou por questão de escolha do gestor. Uma possível alternativa seria aprofundar ainda mais na região ou partir para as outras regiões do oeste do Paraná, a procura de empresas que demandam o plástico como matéria prima para aumentar assim a precisão dos dados. Caso a empresa tenha o desejo de aplicar o conhecimento deste estudo hoje, ela irá sofrer com a imprecisão dos dados, pois os preços de 2014 (ano do presente relatório) variaram nestes dois últimos anos, em decorrência do aumento da inflação e taxas. Embora o gestor irá decidir sobre qual medida é o melhor para a sua organização, conclui-se então que o melhor método de financiamento para a obtenção do maquinário é o método FINAME, método este financiado pelo BNDES com taxas de 5% a 6% ao ano, porém a fase de análise do crédito pode demorar meses.

Logo.png
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Conecte-se com a gente!

AVENIDA BRASIL, 4021 - Parque Independência, Medianeira - PR, 85884-000

©2020 - STAFF CONSULTORIA - Todos os direitos reservados.

comercial@staffej.com