Planejamento Estratégico em uma escola de idiomas

        O projeto de desenvolvimento de mapeamento estratégico numa escola de idiomas teve como objetivo buscar formas de evolução e expansão da empresa no mercado, analisando o cenário atual interno e externo, apontando estratégias competitivas que auxiliam na obtenção do sucesso empresarial, visando o futuro da escola.

       O planejamento estratégico é uma ferramenta que orienta os empresários nas tomadas de decisões que irão impactar a longo prazo o seu negócio. Assim, permite que ocorra uma elaboração minuciosa, colocando em prática as ações com processos mais eficientes, otimizando os recursos disponíveis. Portanto, é fundamental que empresas de todos os tipos e portes tenham visão estratégica, consolidando um posicionamento perante os concorrentes.  

      A escola de idiomas, classificada como empresa de serviços, tem como finalidade ensinar inglês e espanhol, através de aulas com metodologia própria.        Desta forma, o contato com o cliente é constante e duradouro, sendo necessário continuamente ofertar experiências únicas e agradáveis. Por isso, o planejamento estratégico auxilia a analisar o comportamento e a satisfação dos clientes, traçando formas de agregar valor ao seu serviço.

      Logo, o projeto foi dividido em quatro etapas: identidade organizacional; análise interna e externa; desenvolvimento de metas, objetivos e indicadores; plano de ação. Na primeira fase, foi verificado quais os princípios e sonhos dos proprietários e funcionários, alinhando missão, visão e valores organizacionais.

      Em seguida, foi realizado uma análise interna e externa, identificando pontos de melhoria nos processos e todos os tópicos de vantagem. Em relação ao mercado externo, foi ressaltado quais os pontos de fraqueza, oportunidades de expansão e captação de clientes, apontando as vantagens e diferenciações diante os concorrentes.

      Conhecendo profundamente a empresa, o próximo passo foi traçar estratégias atingíveis e mensuráveis, determinando pontos de impacto para possíveis resultados. Assim, criou-se formas de controle e monitoramento de metas, verificando o seu comprimento para possíveis ajustes quando necessário.

      Por fim, o plano de ação particularizou formas de atingir as metas e objetivos traçados, ampliando a quantidade de caminhos a serem seguidos. A ferramenta utilizada nos meios gerenciais especificou todos os pilares fundamentais das estratégias, demonstrando a sua viabilidade.

     O projeto atingiu resultados satisfatórios, ampliando minuciosamente a visão organizacional dos empresários. Atualmente, o índice de captação e fidelização dos clientes aumentou, assim, como a satisfação do clima organizacional.          

     Também houve um desenvolvimento na visibilidade da escola, consolidando a marca na região.

(45) 3240-8105            comercial@staffej.com        Av.Brasil, 4021, Medianeira-PR