O IMPACTO DA GESTÃO FINANCEIRA NO SEU NEGÓCIO


A gestão financeira é um conjunto de procedimentos administrativos e ações relacionadas com a análise, controle e planejamento de todas as atividades financeiras da empresa. Com isso, torna-se uma das mais importantes funções administrativas, pois a partir da decisão tomada gera influência direta sobre toda empresa. O planejamento é a área dos processos organizacionais que envolve verificar a realidade atual da empresa, avaliar oportunidades a serem alcançadas, definir metas futuras, desenhar métodos para atingir metas e desenhar ações a partir de diferentes cenários. Tendo como principais planejamento estratégico, tático e operacional e gestão financeira.

O planejamento estratégico é responsável pela previsão de longo prazo. Ou seja, mais de cinco anos, sendo assim planejamento de investimentos futuros, como a expansão dos negócios. O planejamento tático, possui foco no médio prazo, incluindo períodos que variam de um a cinco anos, delineia as atividades que devem ser realizadas para conduzir a organização ao alcance de seus objetivos. O planejamento operacional, é de curto prazo, dentro de um ano, haverá um plano de ação, cuja principal característica é a definição do próprio plano de ação. Em outras palavras, como os processos devem ser conduzidos no dia a dia da empresa.

É justamente pela correta aplicação de gestão financeira e dos recursos, que as operações podem gerar lucros, impactando na tomada de decisões da empresa. No entanto, o campo muitas vezes cai em obstáculos, como dificuldades no estabelecimento de processos, falhas de análise, perda de informações, planejamento ineficaz e erros de cálculo. Essas deficiências podem levar a uma visão distorcida da realidade financeira da organização, levando a perdas causadas por fatores como má gestão de riscos, baixa competitividade, altos custos e perda de oportunidades de negócios.

Dessa maneira a importância e o impacto da gestão financeira nas suas decisões, são avaliadas pelo resultado da empresa, sendo importante que, desde o início da etapa de planejamento, sejam esclarecidos os indicadores que devem ser utilizados. Além disso, para uma análise eficaz dos resultados, é necessário registrar todos os dados necessários ao cálculo. A avaliação é uma etapa básica do processo organizacional, pois mostrará se o processo planejado e definido trará retorno ao negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Clique no botão e agende sua reunião.



Posts Em Destaque