COMO GERENCIAR A PRODUÇÃO


Atualmente o mundo comercial é movido pela qualidade, se há algumas décadas atrás a população buscava serviços ou produtos pelo preço baixo, hoje ela preza pela qualidade, ou seja, quanto mais ela venha te agregar mais você se vê necessitado dela. Por isso, as indústrias e empresas estão se movendo para esse lado, alterando seus processos para trazer mais qualidade aos seus produtos e serviços sem elevar tanto seus custos, e como isso é feito? Como você, empresário, pode gerenciar seus processos com mais qualidade?


Bom, para início de conversa, com intuito de melhorar seus serviços e produtos existem algumas ferramentas de qualidade para te auxiliar, tais como: 5W2H, Diagrama de Ishikawa ou diagrama de espinha de peixe, Gráfico de Pareto, PDCA, entre outros. Nesse texto vamos trabalhar com o 5W2H, sigla, em inglês, para What (O quê); Why (Por quê); Where (Onde); When (Quando); Who (Quem); How (Como); How much (Quanto custa) que são perguntas que você deve responder para solucionar o seu problema. Mas, como aplicar? Você monta uma tabela da seguinte forma:


Problema que busca resolver - Nome da solução


Você pode aplicar isso na sua empresa sempre que achar necessário, ou quando identificar um gargalo no empreendimento. Assim, sempre que algo não estiver funcionando perfeitamente ou puder ser melhorado, como mostra os seguintes exemplos aplicados em uma loja de roupas:


Poucas vendas de roupas masculinas - Nova moda

Também é possível usar a ferramenta para aperfeiçoar algumas tarefas já realizadas, como mostra o exemplo:


Treinamento de funcionários sem experiências - Vendedor especializado


Por fim, podemos dizer que aquele ditado “em time que está ganhando não se mexe” nem sempre está certo. Sempre há a possibilidade de melhorias no empreendimento, gerando mais qualidade aos produtos e serviços com medidas de fácil uso, como o usado neste blog. Deste modo, é possível se adequar às exigências do consumidor, oferecendo a melhor experiência a eles.

Posts Em Destaque