A CULTURA DE FEEDBACKS E SUA INFLUÊNCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL



Olá leitor(a), antes de mergulhar no tema de feedbacks e clima organizacional, gostaria de te fazer duas perguntas. Quando foi a última vez que você passou um feedback para um colaborador ou colega de trabalho? E você tem medo de fazer uma crítica construtiva para eles? Bom, se você respondeu não para pelo menos uma das questões acima, esse texto aqui é para você!


Hoje, um dos fatores que mais retém funcionários nas empresas é o clima organizacional, possuir um ambiente de trabalho agradável é de suma importância para o crescimento da empresa, afinal ele é um ótimo potencializador de desempenho dos funcionários. Trabalhar em um ambiente em que você é reconhecido e valorizado é muito bom né?


O clima organizacional é nada mais do que a opinião e os sentimentos das pessoas que compõem a organização, ou seja, seus colaboradores. O tipo de opinião e sentimento que cada um tem vai determinar como serão as ações que eles vão ter no dia a dia.


E uma das melhores maneiras para melhorar o clima organizacional é através dos feedbacks e um feedback eficaz deve sinalizar uma consequência para o desempenho do colaborador, ou seja, se o colaborador está com o desempenho muito alto é necessário elogiá-lo e mostrar o quão importante ele está sendo porém caso o desempenho esteja abaixo do esperado o feedback deve buscar entender o por que do baixo desempenho e como é possível melhorá-lo.


E desenvolver uma cultura de feedback na empresa é essencial para que elogios sejam sempre ouvidos e pontos de melhorias sejam cada vez mais explorados, e não apenas pelos gerentes, diretores ou de cargos superiores, a cultura deve ser realizada pela empresa toda, para que todos possam se ajudar a desenvolver e ajudar a sua organização. Estimule esse hábito, seja sincero com os feedbacks e os resultados vão surgir em pouquíssimo tempo! Seus colaboradores e sua empresa serão outros daqui para frente.


Posts Em Destaque