top of page

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA INICIAR UM NEGÓCIO? POR ONDE COMEÇAR


Pensar em criar algo novo ou iniciar um projeto pode ser desafiador. A incerteza, o medo de fracassar, a possibilidade de inúmeros desafios e obstáculos, quanto investir, quando começar, qual ramo escolher ou até mesmo por onde começar o planejamento são alguns dos milhares de sentimentos, pensamentos e dúvidas que podem surgir. O simples fato de desconhecer uma boa metodologia ou apenas um desses medos citados já podem nos frear e nos impedir de ir atrás de nossos sonhos – que podem, SIM, se tornar grandes negócios de sucesso - e nos mantém na famosa zona de conforto.


Mas, como tudo é novo na vida, precisamos manter a mente aberta para aprender e evoluir. Iniciar um projeto é para qualquer um que tenha vontade, coragem, perseverança e que, principalmente, acredite na sua ideia. Começar ou reestruturar um negócio, trabalhar no seu desenvolvimento e aplicação para seguir em frente independente das dificuldades é sim uma questão de método, muito estudo e dedicação.


Mas como ter certeza – ou pelo menos uma boa estrutura – que todo planejamento do novo negócio está pronto para ser iniciado, com o menor índice de risco? Primeiramente, é importante que tudo da mente empreendedora seja passado para o papel (documentos, planilhas, gráficos etc), documentados de forma organizada para facilitar cada processo e metodologia. Além de não perder nenhuma informação caso tenha um grande número de dados, informações e índices. Desta forma, facilita a visualização de tudo que deve ser feito.


Existem inúmeras ferramentas que facilitam e guiam os que estão na busca de iniciar algo novo. Mas hoje vamos apresentar um pouco sobre duas delas: o Kanban e o Canvas. Essas ferramentas consistem em trabalhar com o layout de quadros, de forma visual, digital ou física, com o intuito de organizar os principais fatores para iniciar o planejamento de um novo modelo de negócio.


O Canvas é inicialmente dividido em 4 categorias: Como, O Que, Para Quem e Quanto. Que podem ser divididas em subcategorias dependendo das suas necessidades. Pesquisar muito sobre o assunto e ramo, ser criativo e pensar “fora da caixa”, serão um diferencial ao preencher o seu Canvas.


Figura 1: Quadro Canvas


Já o quadro Kanban pode conter uma série de divisões, de acordo com o tema e suas necessidades para organizar suas tarefas, etapas e objetivos. O modelo mais simples é dividido em 3 categorias: Para Fazer, Fazendo e Concluído. Podendo ser adaptado e modificado sempre que necessário para atender suas demandas.


Figura 2: Kanban

Figura 3: Variação Kanban

Ambas são ferramentas que auxiliam e facilitam na criação, na execução e em todo o percurso percorrido pelo empreendedor. Nossa dica é que se for feita de forma física, use sempre post-it, para que possa mudar, acrescentar ou incluir informações sempre que necessário. Elas podem e devem ser usadas do início até o final do seu planejamento e execução. Podendo também, ser usadas individualmente ou combinada entre elas ou com outras ferramentas e metodologias.


Para o sucesso se faz necessário conhecimento e dedicação. Faça um brainstorming para pensar grande e sonhar, saindo de sua zona de conforto e criando algo novo. Portanto, organize todas as ideias de forma metodológica e trabalhe para que tudo saia do papel como o planejado. O mundo dos negócios é de todos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page