METODOLOGIA 5S

22/11/2019

O Japão passou por momentos difíceis após o fim da Segunda Guerra Mundial, faltava moradia, comida, roupas, dinheiro, trabalhadores, materiais, máquinas e métodos de gestão. Visto a difícil situação que o país passava, as empresas do Japão precisavam se reinventar, criar algum método que diminuísse o desperdício e que os dessem resultados positivos novamente. 

 

Nesse momento surgiu a metodologia 5S – 5 sensos, com o objetivo de transformar o ambiente de trabalho nas empresas e a atitude de seus funcionários, pela reflexão e prática da redução de desperdícios, organização de ambientes, qualidade de vida no trabalho, redução de custos e aumento de produtividade. 

 

Muito se foi falado da aplicação da metodologia 5S apenas na gestão de estoques, mas falar isso hoje se tornou um erro, pois a metodologia é aplicável a qualquer segmento e setor de uma empresa, visto a sua filosofia de busca por um ambiente de trabalho ideal. 

Enfim, vamos conhecer quais são os tais 5 sensos?

 

Seiri – Senso de Utilização: tem como objetivo tornar o ambiente de trabalho mais funcionais, tanto visualmente quanto fisicamente, deixando próximo os objetos e ferramentas que são mais frequentes na execução das tarefas, e se preciso descartar o que não é  utilizado.

 

Seiton – Senso de Ordenação: após definir o que é utilizado com mais frequência e descartar o que não era necessário, deve-se estabelecer padrões visuais e de organização física para ordenar o ambiente, evitando a perda de tempo na procura de algum objeto.

 

Seiso – Senso de Limpeza: é necessário manter o ambiente de trabalho limpo, criar uma consciência que é responsabilidade de todos e não apenas dos funcionários encarregados pela faxina, identificar as tarefas que geram resíduos e tentar eliminá-las.

 

Seiketsu – Senso de Padronização/Saúde: O senso de padronização objetiva uniformizar todas as etapas anteriores, tornando uma rotina, fixando padrões de cores, iluminação, localização e execução. O senso de saúde garante um ambiente de trabalho mais saudável, proporcionado o bem-estar das pessoas, tanto físico quanto mental.

 

Shitsuke – Senso de Disciplina: Senso validado pelo sucesso da implementação dos outros sensos, com a inserção natural no ambiente de trabalho.

 

“Ok Staff, mas o que a minha empresa ganha com isso?”, vamos lá meu querido parceiro, a metodologia 5S te proporciona benefícios surpreendentes, garantindo a qualidade dos processos, otimizando tempo, reduzindo custos, diminui a necessidade de espaço visto a sua vertente de organização, reduz desperdícios, melhora o aspecto visual, torna o trabalho mais seguro e agradável, facilita a organização e localização de objetos, destinação adequada de resíduos, rotina de limpeza bem definida... e muitas outras coisas que são seus pontos negativos, acabam se tornando um benefício adquirido pela implantação do 5S.

 

Com a implantação da metodologia 5S feita, é importante ainda realizar reuniões periódicas para discussão dos pontos que estão sendo difíceis de melhorar na empresa, criando plano de ações para correção. Além disso, deve-se envolver e ensinar todos os funcionários da empresa como manter a metodologia, mostrando os benefícios, e se possível, proporcionando experiências de confraternização pelos resultados positivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA INICIAR UM NEGÓCIO? POR ONDE COMEÇAR

25/06/2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

08/04/2020

22/11/2019

20/07/2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
Logo.png
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Conecte-se com a gente!

AVENIDA BRASIL, 4021 - Parque Independência, Medianeira - PR, 85884-000

©2020 - STAFF CONSULTORIA - Todos os direitos reservados.

comercial@staffej.com