top of page

HISTÓRICO DO MEJ NO BRASIL E NO PARANÁ: A IMPORTÂNCIA DOS NUCLEOS


O Movimento Empresa Júnior nasceu na França, no ano de 1969, quando alunos de graduação de um curso de Administração perceberam que apenas o conteúdo aprendido em sala de aula não seria suficiente para prepará-los para o mercado de trabalho. Desta forma, nasce a primeira empresa júnior do mundo, a Junior Enterprise, com o objetivo de ser um laboratório prático de vivência empresarial.

Vinte anos depois, o Movimento chega ao Brasil, com a primeira empresa júnior fundada na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, a FGVJr, ativa até os dias de hoje. A expansão do MEJ no Brasil foi rápida, e chegou ao Paraná com a fundação da primeira empresa júnior do sul do País, a Business Consultoria, do curso de administração da UEL, em 1990.

A rede conta com 836 empresas juniores espalhadas por todos os estados do país, dos mais diversos cursos de graduação e nas mais diversas Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas. Esse contínuo crescimento do Movimento fez com que, desde cedo, precisássemos aprender a nos organizar em rede, de forma que todas as empresas juniores tivessem uma organização que pudesse representá-las e oferecesse suporte para que elas também continuassem se desenvolvendo.

Sendo assim, a fim de melhorar nossa organização, surgiram as Federações, organizações de nível estadual que possuem o objetivo de representar e dar suporte às empresas juniores daquele determinado estado. Nesse contexto, em 1996, nascia a Federação das Empresas Juniores do Paraná, a FEJEPAR, que em seus 23 anos de história soma inúmeras conquistas em conjunto com as 63 empresas juniores que atualmente formam a rede paranaense.

Nossa Federação é a responsável por desenvolver produtos que aceleram o crescimento das empresas juniores do nosso estado, entre eles os eventos de empreendedorismo jovem, como os Cidades Juniores, que acontecem algumas vezes no ano em diversas cidades do estado, e o Paraná Júnior, evento anual que reúne jovens empreendedores universitários para um final de semana de muito compartilhamento de conhecimento e que reuniu cerca de 600 empresários juniores só na sua edição de 2018, ocorrida em Londrina.

Como o Movimento não parou de crescer, viu-se a necessidade de criar instâncias regionais que pudessem estar mais próximas das nossas empresas juniores, apoiando-as e desenvolvendo-as, nascia assim os Núcleos. Os Núcleos serão organizações de nível regional que auxiliaram as empresas juniores de seu pólo a continuar crescendo, com o auxílio da Federação.

O núcleo possui a função de auxiliar as Empresas Juniores de sua região, através de estímulos individuais, realização de eventos e de fornecer suporte direto às EJs. Além disso, será responsável por rodar o processo de associação de novas empresas e pela checagem anual da documentação exigida pela Brasil Júnior das Empresas Juniores associadas. O núcleo, por ser uma instância regional, suprirá a necessidade dessas Empresas Juniores de estímulos diretos em suas dores mais específicas.

O Oeste do nosso Paraná já conta, atualmente, com 7 empresas juniores federadas, com potencial de ser muito maior. Sendo assim, pensando a nível estadual, seria insustentável que as empresas juniores dependessem exclusivamente da Federação para crescer. Portanto, no dia 26 de Maio de 2019 ocorre a Assembleia de Fundação e de Eleição da primeira diretoria do NEJO, o Núcleo Oeste, a ser realizada na sala N106 da incubadora de inovações. É uma vitória gigante para os que se dedicaram para tal fundação acontecer, em prol de trazer melhores insumos para a região e ser mais um braço desse Movimento que tem por missão formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page